Uma das maiores vantagens das aplicações na nuvem é o seu ótimo custo-benefício e escalabilidade simplificada, principalmente para empresas que estão em crescimento contínuo no mercado e em seus dados também. Isso torna os armazenamentos na nuvem uma das soluções mais completas que você encontra atualmente no mercado. Acompanhe este artigo para saber mais!
O que é a escalabilidade na nuvem? A escalabilidade na nuvem – também chamada de cloud computing – é definida como a possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos ou na capacidade de aumentar a quantidade de usuários em um determinado sistema de gestão de maneira eficaz.
Com o armazenamento em nuvem, você remove o limite para o tamanho físico do seu ambiente de servidor, permitindo que comece pequeno e suporte um crescimento a longo prazo. Inclusive, sem nenhuma interrupção no fluxo de negócios ou alterações caras e não planejadas. Existem duas principais maneiras quando falamos de escalabilidade na nuvem: Escala Vertical Escala Horizontal Escala Diagonal Entenda a seguir! Escala vertical na nuvem
A escala vertical é considerada a mais fácil entre os métodos. Esse tipo de escala possibilita aumentar a capacidade do hardware ou software adicionando recursos. Por exemplo, adicionando um processamento a um servidor para deixá-lo mais rápido.
Nenhum código é alterado nem a infraestrutura é adicionada na escala vertical, apenas o número de recursos. A sua desvantagem está no aumento de capacidade de armazenamento que pode deixar seu desempenho mais reduzido. Entretanto, a capacidade de computação permanece a mesma. Escala horizontal na nuvem Já a escala horizontal é mais complexa.
Ao dimensionar seus sistemas em escala horizontal, você permite adicionar também mais servidores para distribuir a carga por várias máquinas. Com isso, há uma complexidade adicional em seu sistema. Ou seja, a escala horizontal exige que os serviços sejam independentes um do outro, para que possam ser acionados separadamente à medida que os servidores forem dimensionados. Para a configuração de novos aplicativos, o dimensionamento horizontal oferece crescimento infinito, e a maioria dos provedores de nuvem oferecem ótimas ferramentas para ajudá-lo a expandir.
De maneira geral, o dimensionamento horizontal é ilimitado. Uma vez que o limite do software é atingido, é possível criar uma nova rede de servidor de forma ampla. Outro destaque está na escala diagonal.
Escala diagonal na nuvem A escala diagonal oferece flexibilidade para a carga de trabalho que requer recursos de armazenamentos adicionais para instâncias específicas de tempo. Por exemplo: sites com configuração em escala diagonal. Conforme há o aumento de tráfego no site, os requisitos de computação também são atendidos. Se o tráfego diminui, a capacidade de computação é restaurada ao seu tamanho original.
Principais vantagens da escalabilidade na nuvem:
- Econômico (reduz custos)
- Fácil e rápida utilização
- Bom desempenho
- Capacidade alta de armazenamento
Se você está precisando de soluções de escalabilidade na nuvem, você pode contar com a HIT. Temos soluções personalizadas para você e seu negócio que atenderão às necessidades da sua empresa.
Temos uma equipe qualificada que vai te dar consultoria em tecnologia e inovação para tirar seus projetos do papel.