Insights

O poder das APIs Rest

API do inglês, Application Programming Interface, significa Interface de Programação de Aplicações. É através das APIs que é possível criar um conjunto de padrões de programação estabelecidos por um software (aplicativo) baseado na web. Então, de maneira simplificada, a API possibilita a integração de diferentes sistemas de softwares, fornecendo dados e informações necessárias para uma aplicação específica em um aplicativo de navegação, por exemplo.

Vamos trazer como exemplo uma rede de hotéis. A API, no caso, é o atendente.

Quando reservamos um quarto no hotel fazemos por aplicativo ou através da ligação. O atendente será responsável em organizar e disponibilizar um quarto para a sua hospedagem.

Ao chegar no hotel, o mesmo atendente vai te direcionar para o quarto reservado, entretanto você não sabe como ele organizou e com quem ele conversou para chegar com a reserva pronta até você. Pois é, a ideia é a mesma com as APIs. É através de diversas integrações e validações com diversos sistemas, proprietários ou de terceiros, que as APIs realizam as ações e procedimentos necessários para a realização de uma determinada tarefa. Por exemplo: efetuar uma compra, buscar por um resultado, fazer um processamento de informação qualquer, etc.

Já o REST, significa Representational State Transfer, ou seja, Transferência Representacional de Estado. Essa é uma arquitetura de software que permite integração e comunicação entre os sistemas através da padronização na forma de requisitar e entregar dados e ações. É através do REST que a comunicação é estabelecida na arquitetura HTTP, direcionando para aquilo que se deseja obter de forma padronizada.

Algumas características de uma API Rest:

  • Cliente-servidor: como se fosse a forma como o navegador funciona. O aplicativo faz a solicitação para um URL específica. A solicitação é roteada pelo servidor web que retorna para uma página HTML, com isso trazendo imagens, folhas de estilo, dentre outros.
  • Sem estado: com cada solicitação do cliente para o servidor, deve existir todas as informações necessárias para compreender o comando. Isso significa basicamente que o servidor não salva nenhuma das solicitações ou das respostas anteriores.
  • Armazenamento em cache: quando as informações são armazenadas em cache, o cliente pode reutilizar os dados das respostas para solicitações futuras que serão similares.
  • Interface uniforme: quando você aplica API RESTful, os desenvolvedores concordam em usar os mesmos padrões. Com isso, todas as interfaces são uniformes, assim permitindo que um API REST se comunique da mesma forma com um aplicativo totalmente diferentes. Dessa forma, tornando a comunicação mais simplificada, fácil e bastante eficiente.
  • Em camadas: o sistema em camadas vai permitir uma arquitetura composta por camadas hierárquicas.

As vantagens da aplicação da API REST são inúmeras. Destacamos aqui as suas principais sendo: agilidade, praticidade, padronização e flexibilidade.

Para isso dar ainda mais certo em seus projetos, você pode contar com uma equipe especialista sobre o assunto e a HIT te ajuda com isso.

Você tem uma equipe totalmente dedicada ao seu negócio para que não precise se preocupar.

Nossa equipe 100% remota, permite que seus projetos saiam do papel e ganhem um formato como seu empreendimento merece.

Entre em contato com nossa equipe expert e veja essas e mais vantagens para apostar na API Rest.

HIT está há 15 anos no mercado oferecendo software de qualidade e sob medida para você.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa?

hitcode

Me siga:

Assine nossa newsletter

Não perca nenhum conteúdo de nossos insights e faça sua empresa crescer!

    plugins premium WordPress